quinta-feira, 24 de junho de 2010

200 anos de homeopatia e a Doutrina dos Espíritos

REFORMADOR EDIÇÃO INTERNET
23 REFORMADOR, ABRIL, 1997
A HOMEOPATIA - seu bicentenário
LAURO DE OLIVEIRA SÃO THIAGO
No ano de 1996 recém-findo completaram-se duzentos anos desde que surgiu no Mundo a
Doutrina Médica Homeopática, ou seja, a Homeopatia. Seu fundador, o médico alemão Cristiano Frederico Samuel Hahnemann, empreendia uma completa reforma na Medicina, verdadeiramente revolucionária, introduzindo conceitos novos em patologia e etiologia, em farmacodinâmica e em terapêutica; e, uma vez convencido, através de sérias observações e experiências, da veracidade desses conceitos, deles fez uma primeira exposição em artigo publicado na Revista Médica de seu antigo condiscípulo e amigo Huffeland, sob o título Ensaio sobre um novo princípio para descobrir as virtudes curativas das substâncias medicinais, seguido de alguns comentários sobre os princípios admitidos até nossos dias, e que Hahnemann publicou em 1796.
Marca, pois, esse ano o início da divulgação da Homeopatia que, portanto, em 1996
completou dois séculos de existência.
Para registro desse fato em REFORMADOR a Direção desta revista solicitou-nos
escrevêssemos algo, o que estamos atendendo de muito bom grado, visto que há cinqüenta e seis anos praticamos a Clínica Médica Homeopática e temos por Hahnemann o maior reconhecimento, com a admiração e o afeto devidos a um Espírito que, seguramente, ao encarnar neste mundo trouxe importante missão, aqui deixando edificante exemplo de coragem e amor à verdade, com extraordinária dedicação ao bem da Humanidade.
Hahnemann nasceu na Alemanha, na cidade de Meissen, em 11 de abril de 1755, e
desencarnou na França, em Paris (1843), na idade de 88 anos, depois de uma vida inteiramente devotada a interrogar a Natureza em busca de meios para restituir a saúde ao homem enfermo.
Dotado de invulgar inteligência, pôde fazer com facilidade uma elevada cultura, tendo vastos e profundos conhecimentos de ciências físicas e naturais e de línguas vivas e mortas. Era sábio em Química e em Mineralogia e versava o latim, o grego e o hebraico, o alemão e o inglês, o francês, o espanhol e o italiano, o sírio e o árabe. Freqüentou as Universidades de Leipzig e de Viena e doutorou-se finalmente em Medicina em Erlangen, aos 24 anos de idade, defendendo publicamente tese inaugural. Entregou-se desde logo ao exercício da profissão em várias cidades da Alemanha.
Aos 26 anos casou-se com Joana Leopoldina Henriqueta Küchler, com quem teve 11 filhos.
Publicou e traduziu várias obras notáveis de Química e Mineralogia e de Medicina e seus
trabalhos granjearam-lhe renome no mundo sábio da época; investigadores do mundo inteiro o consultavam e entre eles o nosso patriarca José Bonifácio, que também era mineralogista e se correspondia com Hahnemann. Tais saber e renome fizeram que em pouco tempo a Academia de Medicina de Mayence e a Sociedade Econômica de Leipzig lhe abrissem as portas, sucessivamente.
Mais ainda, uma vasta clientela assegurava-lhe ganhos que lhe proporcionavam uma vida abastada e tranqüila. Tal era a situação de Hahnemann, gozando do melhor conceito no meio científico e social em que vivia, quando começaram a assaltar-lhe o espírito dúvidas a respeito do valor da Medicina de então, vazia de princípios racionais de cura, em cuja prática prevaleciam as medicações sintomáticas, os drásticos, os eméticos, os diuréticos e antitérmicos e onde abundavam os vesicatórios, o sedol, a mocha, as sangrias, as pontas de fogo e tantos outros verdadeiros instrumentos de tortura, que mais mal faziam aos enfermos do que bem. Era uma medicina que vivia ao sabor das discussões acadêmicas, de ordem puramente teórica, esquecida da verdadeira missão do médico, que é restituir a saúde ao homem enfermo. E a tal ponto chegou este desacordo no espírito de Hahnemann que, um dia, ante o espanto de sua numerosa clientela, resolveu abandonar a profissão médica.
Os seguintes trechos da carta que, então, ele escreveu ao Dr. Huffeland, médico de grande
renome na época e seu antigo condiscípulo e amigo, traduzem bem o estado de espírito em que se encontrava Hahnemann ante as incertezas da Medicina:
- "Em torno de mim só encontro treva e deserto. Nenhum conforto para o meu coração
oprimido. Oito anos de prática, exercida com escrupuloso cuidado, fizeram-me conhecer a ausência de valor dos métodos curativos ordinários. Não sei, em virtude da minha triste experiência, o que se deve esperar dos preceitos dos grandes mestres. Talvez seja, entretanto, próprio da Medicina, como diversos autores já têm dito, não conseguirmos atingir a um certo grau de certeza. Blasfêmia! Idéia vergonhosa! (...) A infinita sabedoria do Espírito que anima o Universo não teria podido produzir meios de debelar os sofrimentos causados pelas doenças que Ele próprio consentiu viessem afligir os homens! A soberana paternal bondade Daquele que nenhum nome dignamente poderia designar e que largamente provê às necessidades de animálculos invisíveis, espalhando a vida e o bem-estar em toda a criação, seria capaz de um ato tirânico, não permitindo que o homem, criado à sua semelhança, com o sopro divino, pudesse encontrar, na imensidade das coisas criadas, meios próprios para desembaraçar seus irmãos de sofrimentos muitas vezes piores do que a própria morte?
Ele, o pai de tudo que existe, assistiria impassível ao martírio a que as moléstias condenam as mais queridas de suas criaturas, sem permitir ao gênio do homem, a quem facilitou a possibilidade de perceber e criar, de achar uma maneira fácil e segura de encarar as moléstias sob seu verdadeiro ponto de vista e de interrogar aos medicamentos para saber em que caso cada um deles pode ser útil, a fim de fornecer um recurso real e preciso? Renunciarei a todos os sistemas do mundo a admitir tal blasfêmia. Não! há um Deus bom, que é a bondade e a própria sabedoria. Deve haver, pois, um meio, criado por Ele, de encarar as moléstias sob seu verdadeiro ponto de vista e curá-las com segurança (...).
Portanto, como deve haver um meio seguro e certo de curar, tal como há um Deus, o mais sábio e o melhor dos seres, abandonarei o campo ingrato das explicações ontológicas. Não ouvirei mais as opiniões arbitrárias, embora tenham sido reduzidas a sistemas. Não me inclinarei diante da autoridade de nomes célebres.
Procurarei onde se deve achar esse meio que ninguém sonhou, porque ele é muito simples, porque ele não parece muito sábio, envolvido em coroas para os mestres na arte de construir hipóteses e abstrações escolásticas."
Vê-se revelado nesses trechos o caráter de Hahnemann: espírito independente, amante da Verdade e do Bem, alma profundamente crente em Deus, confiante na Sua bondade e
reconhecendo-Lhe a divina providência a velar solicita por todas as criaturas; caráter firme, valoroso e heróico, que não vacilou em trocar as glorias e o bem-estar fácil pelas torturas do abandono, de todo gênero de provações e até da fome, para não trair a sua consciência, que se negava a viver dos proventos de uma arte falsa e perigosa, mais prejudicial do que útil. Eis como o Dr. José Emigdio Galhardo, em sua obra "Iniciação Homeopática", escreve a situação de Hahnemann, depois desse seu patético gesto: Abandonando o exercício da clínica, passou Hahnemann a colher os meios de subsistência em traduções de obras, cuja recompensa malbaratada pelos livreiros mal dava para não morrer à fome. Quando estudante na Universidade já se mantinha por meio de traduções. Aí, de cada duas noites, dormia apenas uma. Mas, na época de seus novos sofrimentos, os encargos de família obrigavam-no a trabalhar dia e noite. Paupérrimo, vivendo com sua mulher e seus filhos em um simples quarto, no qual um dos cantos, separado do resto do aposento por uma simples cortina, era seu gabinete de estudo e de trabalho, sentia-se feliz com sua consciência e com seu caráter. Foi aí, nesse acanhado e paupérrimo cômodo, em Stötteritz, subúrbio a sudeste de Leipzig, que o primeiro raio de luz de uma lei racional de cura feriu a retina do gênio de Meissen."
Entre as obras traduzidas por Hahnemann , do inglês para o alemão, encontrava-se a "Matéria Médica" de William Cullen. Hahnemann não pôde aceitar as idéias de Cullen para explicar a ação curadora da quina ou quinquina (China officinalis) na febre intermitente. Médico de elevada cultura, conhecedor de toda a tradição médica, não ignorava que já Hipócrates, o Pai da Medicina, constatara que o que produz estrangúria cura estrangúria" (estrangúria significa micção difícil e dolorosa); isto é, Hipócrates já admitia, embora sem estabelecer como lei geral, que os semelhantes podem curar-se pelos semelhantes, pensamento que reapareceria na Idade Média com Paracelso e que foi partilhado também por Stahl e outros. Sentiu, então, ante as explicações contraditórias de Cullen, o desejo de experimentar em si mesmo os efeitos da China. No 2º volume de sua tradução Hahnemann descreve, em urna nota, o seu experimento, com o resultado do mesmo:
"Tomei diz ele - duas vezes por dia 4 drachmas de pura China (1 drachma eqüivale a 3 gramas e 24 centigramas). Meus pés, extremidades dos dedos, etc. tornaram-se frios; senti-me lânguido e sonolento, enquanto meu coração palpitava; tremia, sem nos acharmos em época de frio; prostração em todo o corpo, em todos os meus membros; pulsações em minha cabeça; vermelhidão de minhas faces; sede e, finalmente, todos esses sintomas ordinariamente característicos da febre intermitente apareceram-me uns após outros, embora sem o peculiar e rigoroso calafrio. Estes paroxismos duravam 3 a 4 horas de cada vez e reapareciam se eu repetia a dose do mesmo modo. Deixei de tomar a China e voltou-me a boa saúde."
E acrescenta ainda Hahnemann em sua nota:
"Eis como eu me embrenhei por esta nova via: tu deves, pensei, observar a maneira de agir dos medicamentos no organismo do homem quando ele se achar na placidez da saúde. As mudanças que os medicamentos determinarem não serão em vão e devem certamente significar alguma coisa.
Talvez seja essa a única linguagem pela qual possam exprimir ao observador o fim da sua existência."
Submeteu-se, então, Hahnemann a penosos experimentos de violentos venenos e assim
estudou vários produtos naturais, vegetais, animais e minerais, concluindo sempre pela infalibilidade da lei terapêutica que ele pressentira e em breve formularia, como formulou: a lei de semelhança ou de similitude - base e fundamento da Homeopatia. Segundo essa lei, induzida da observação e da experiência, dentro do mais rigoroso critério científico positivo, os doentes devem curar-se pelos medicamentos capazes de produzir no homem são sintomas semelhantes aos que eles apresentam em seus estados individuais de enfermidade. "Similia similibus curentur" disse Hahnemann, significando: "Curem-se os semelhantes pelos semelhantes ".
Um exemplo poderá elucidar, embora de maneira simplista, essa proposição: - O bicloreto de mercúrio ou sublimado corrosivo provoca no homem, se acidentalmente ingerido, o quadro sintomático de grave intoxicação aguda. Dois aparelhos orgânicos são atingidos - o aparelho urinário e o digestivo - nos quais se desenvolvem, respectivamente, os quadros da nefrose necrótica e o de uma enterocolite muco-hemorrágica. Consideremos, para simplificar, somente a ação sobre os intestinos e ali verificaremos três sintomas cardinais da intoxicação: cólicas intensas, exonerações freqüentes muco-sanguinolentas e tenesmo ano-retal. Comparando esse quadro sintomático com o da disenteria bacilar e os dos diversos quadros disenteriformes devidos a outros germens não há o que tirar nem pôr: são inteiramente semelhantes. Pois bem, nas mãos dos homeopatas, um dos grandes remédios desses enfermos é o Mercurius corrosivus e não há velho homeopata que não tenha realizado dezenas, centenas de curas de tais enfermos, facilmente, com o sublimado. Evidentemente, dando o Mercurius corrosivus aos seus enfermos para curá-los de seus graves estados disenteriformes, os homeopatas não lhes aplicam doses maciças de sublimado.
Administram-lhes, ao contrário, doses muito pequenas, diluições ao milionésimo, ao décimo ou ao centésimo de milionésimo ou mesmo ao bilionésimo e muito mais ainda. Se agissem de outra maneira, evidentemente se exporiam a ver agravar-se a situação, juntando à grave infecção uma também grave intoxicação medicamentosa. Ainda assim, entretanto, a lei é tão verdadeira que, após uma forçosa agravação inicial, haveria uma benéfica reação, com o aparecimento de sensíveis melhoras, que perdurariam e levariam à cura, desde que fosse o medicamento suspendido ou se lhe diminuíssem muito as doses. Foi o que aconteceu com o próprio Hahnemann que, no inicio de suas experiências clínicas, empregava doses fortes. Seguindo apenas a lei que acabara de descobrir, opunha a um grupo de sintomas mórbidos o medicamento que ele sabia capaz de produzir no homem são sintomas semelhantes; mas, então, observava invariavelmente, antes da fase da cura, uma fase de agravação, por vezes muito penosa e até perigosa. Hahnemann teve, pois, muito naturalmente a idéia de diminuir as doses, atenuando as massas materiais dos seus medicamentos, diluindo-os em veículos apropriados, como o álcool, por exemplo, não sem o íntimo receio de ver desaparecer, ao lado da fase de agravação, a fase de cura. Com surpresa, porém, viu que, diminuindo a massa do medicamento, atenuava-se a agravação e era mais rápida a cura. Estava, pois, descoberta, ainda por Hahnemann, uma segunda lei terapêutica, que assim pode enunciar-se:
"Todo agente físico ou químico provoca no organismo são ou doente, segundo a massa grande ou pequena do agente, dois grupos de sintomas opostos: efeitos ativos e efeitos reativos." É em virtude desta lei que o Mercurius corrosivus, mesmo numa diluição ao milionésimo, ou ainda maior, pôde curar enfermos graves. É que, pela diluição, ficou atenuada a sua ação primária sobre o organismo, mas a ação secundária, com o seu efeito reativo, não deixou, por isso, de ser suficientemente grande para aniquilar a enfermidade.
Hahnemann, assim, antecipou-se de mais de um século aos fenômenos da anafilaxia, que se produzem com doses ultra-infinitesimais; à ação dos colóides, que não tem relação com a massa da substância coloidal, mas somente com o estado de extrema divisão da mesma e com a pequenez das partículas; antecipou-se a Richet, que fez ver, em 1905, que o formol age sobre a marcha da fermentação láctea na dose inverossímil de um milésimo de miligrama por mil litros (por mais surpreendente que isso pareça à primeira vista - diz o célebre fisiologista -, em realidade devemos constatar, depois de refletir, que esta ação das fracas doses é geral); antecipou-se também Hahnemann a Bertrand, que provou que o crescimento do Aspergillus niger era felizmente influenciado pela presença de 0,061g de manganês em 10.000 litros do meio de cultura. Observa Dejust, do Instituto Pasteur, de Paris, na sua "Análise Crítica da Homeopatia":
"Ora, a sensibilidade celular cresce, de ordinário, com a diferenciação: é, pois, de supor, a
título de simples, mas verossímil hipótese, que certas células de animais superiores sejam mais sensíveis do que as de cogumelos inferiores."
A Ciência somente confirma a ação das doses infinitesimais e, à medida em que se divide e desintegra a matéria, avança-se vertiginosamente no domínio da energia pura.
Lei dos semelhantes e experimento dos medicamentos no homem são. Lei de ação e
reação e doses infinitesimais. Eis a obra de Hahnemann na sua parte positiva, não discutível, porque recebe confirmação diariamente nas curas que se efetuam pela aplicação de medicamentos homeopáticos. Passemos agora, embora sucintamente, à parte teórica, filosófica, discutível da obra do imortal fundador da Homeopatia.
Dizemos discutível, porque não pode ser submetida ao controle do método experimental,
como os fatos e as leis apresentados até aqui, se bem que, particularmente, aceitamos integralmente e admiramos a doutrina exposta por Hahnemann no seu "Organum da Arte de Curar", que é a obra fundamental da Homeopatia. Aliás, a filosofia homeopática de Hahnemann tem grandes afinidades com a Doutrina dos Espíritos, naqueles pontos em que o Espiritismo trata da vida e da saúde, dos estados de enfermidade do homem e dos meios de tratá-los; principalmente da influência dos estados da alma sobre a saúde corporal, da importância do perispírito na gênese mórbida e, enfim, das ações fluídicas sobre a saúde do homem e seu tratamento, tudo conforme já estudamos em nosso opúsculo "Homeopatia e Espiritismo".
Allan Kardec, o excelso missionário da Terceira Revelação, refere-se à Homeopatia, para enaltecê-la, em, pelo menos, três números da Revue Spirite (um do ano de 1863, pág. 234, outro do de 1867, págs. 65-70, e outro ainda de 1867, págs. 168-172.).
Admitindo o papel importante da Homeopatia, Kardec considera a ação dos medicamentos
dinamizados sobre o perispírito, "fonte primária de certas afecções que atingem o organismo carnal.
Daí a razão, diz ele, por que a Homeopatia triunfa numa porção de casos em que falha a medicina galênica". (In Zêus Wantuil e Francisco Thiesen. "Allan Kardec - Pesquisa Biobibliográfica e Ensaios de Interpretação", vol. II, 3ª ed., FEB, p. 159, 1987.)
Toda razão cabe, pois, a este órgão da Federação Espírita Brasileira, desejando que fique nele registrado o Segundo Centenário do surgimento, no Mundo, da Homeopatia, desse modo prestando também homenagem de respeito e admiração a Hahnemann, seu genial fundador.
Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/download/pdf/reformador-1997-04.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário